domingo, 29 de novembro de 2009

Ozonoterapia 

 
hyper_medozon_comfort_gruen_nah


Consiste na utilização terapêutica de um gás, o ozono. O ozono é um gás que existe na natureza, mas que para fins medicinais se obtém a partir do oxigénio. O oxigénio é, quimicamente O2 e o ozono é O3. Tem como principal efeito o incremento da oxigenação sanguínea e a acção bactericida, fungícida e virícida, isto é tem uma acção destruidora de bactérias, fungos e vírus. O ozono é por si próprio um anti-séptico muito potente.
O ozono é produzido através de um dispositivo apropriado, a partir de oxigénio e no próprio consultório. Pode ser administrado por vários vias, nomeadamente pela injecção de pequeníssimos volumes através de finas agulhas sub-cutâneas aplicadas directamente no local a tratar, pela via oral dissolvido em água, pela via rectal através de enemas (clisteres) ou directamente no sangue depois de dissolvido no sangue da própria pessoa a tratar. Todas estas técnicas envolvem cuidados de assepsia.
O ozono estimula o sistema enzimático antioxidante. Eleva o interferon, que é uma proteína com um papel muito importante na resposta imunológica, isto é nos mecanismos naturais de defesa perante a doença. Também aumenta a produção dos linfócitos que são células do sangue, uma variedade de glóbulos brancos, que têm um papel muito importante na defesa do organismo, modulando a resposta ás infecções e a outro tipo de agressões.
O ozono degrada substancias petroquímicas potencialmente perigosas para o sistema imunitário, que podem causar ou agravar patologias alérgicas. Por outro lado, o seu efeito anti-oxidante torna-o especialmente indicado nas patologias que têm a participação de radicais livres (oxidantes).
A aplicação de ozono está também muito em voga pelo seu propalado efeito anti-envelhecimento (anti-aging).

As seguintes patologias podem beneficiar da ozonoterapia:

Traumatologia
Artroses, Tendinites, Hérnias discais, Fibrose pós-cirurgica, Síndrome do túnel cárpico, problemas musculares.

Neurologia
Esclerose múltipla.

Reumatologia
Artrite reumatóide, Artroses, Espondilite Anquilosante, Doenças auto-imunes, fibro-mialgía, Síndrome da Fadiga-crónica.

Dermatologia
Acne, Psoríase, Dermatite Atópica, Cicatrização de úlceras, Pé diabético.















Sem comentários:

Enviar um comentário